segunda-feira, 9 de março de 2015

O QUADRO DE HONRA DOS HERÓIS DO ROWING DE 1913

A Guarnição Campeã pelo Club de Regatas Vasco da Gama





     Guarnição da "yole" a oito remos Pereira Passos, do Club de Regatas Vasco da Gama, vencedora do "Campeonato Rio de Janeiro de 1913", e á qual, além de outros brindes, foram offerecidas medalhas de ouro e prata pelo Sr. Presidente da Republica. Eis os nomes d'esses heroicos rapazes: 


     1) Rodolpho Povoas, patrão;
     2) José Hippolyto, voga;
     3) Seraphin Ribeiro, sota-voga;
     4) Carneiro Dias, contra-voga;
     5) Albany da Fonseca, 1.º centro;
     6) Claudionor Provenzano, 2.º centro;
     7) Carvalho Magalhães, contra-prôa;
     8) Motta e Silva, sota-prôa; e
     9) Joaquim Cardoso, prôa.


A guarnição campeã do C. R. Vasco da Gama, logo após a histórica vitória a 10 de agosto de 1913



* Vascainidades:

 1)  "Todos os clubs de regatas empenharam os mais louvaveis esforços na conquista dos premios dos varios encontros.  Cumpre, entretanto, salientar o Club Vasco da Gama, a quem coube as honras do dia com a comquista do "Campeonato do Rio de Janeiro" e mais dois pareos classicos de subido valor. Fica desta maneira enriquecida de amis tres preciosos louros a já valiosa "corbeille" do sympathico e brioso club." (O Paiz, 11/08/1913)



2) "Seguiu o novo pareo, que era anciosamente esperado, porque ahi o Natação e o Vasco iam queimar os ultimos cartuchos para solidificar a vitoria do 3º, ou seja, o barco mais importante do programma.  

   8º pareo - 2.000 metros - "Campeonato do Rio de Janeiro" - "Yoles" a 8 remos - Aberto a todas as classes de remadores - Premios: Challange "EnAvant", de Bofil, ao Club vencedor; medalhas de ouro para a guarnição. 
   Apresentaram-se apenas tres competidores: "Rio Branco", "5 de Julho" e "Pereira Passos".  Foi uma luta forte e bem egual, de guarnições bem treinadas. Até 1.000 mestros da victoria tornou-se incerta. Vasco correu certo, Natação corria com afobação, Guanabara fazia corrida de alcance.  Pouco depois Vasco se avantajou, e nunca mais perdeu a ponta, para vencer á vontade, em 7.28 seguido pelos competidores que quasi chegaram juntos.
   Apezar de "5 de Julho", do Guanabara entrar na balisa n. 2, lhe foi marcado o segundo lugar, em 7.39 segundos. esta victoria proporcionou aos vencedores muitos applausos, porque colloca o Club Vasco da Gama entre os maiores vencedores do Campeonato." (Correio da Manhã, 11/08/1913)

*(Reprodução do Quadro de Honra do C.R. Vasco da Gama e texto com grafia original: O Malho - Foto da guarnição da Pereira Passos: Careta - Edição e retoque digital: Memória Vascaína)

Nenhum comentário:

Postar um comentário