quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

A PRIMEIRA FOTO!

Jornal do Brasil fez o primeiro registro fotográfico do Vasco ao final do século XIX (Atualizado em 06/06/2015 - clique aqui)


   Em setembro de 1900, último ano do século XIX, o Jornal do Brasil publicava o primeiro registro fotográfico do Club de Regatas Vasco da Gama, marcando para sempre a memória vascaína.

    Era a época de comemoração do segundo aniversário do club.

   O pic-nic festivo foi realizado na Ilha do Governador - domingo, 16 do citado mês, onde festejaram os primeiros sócios fundadores e atletas, devidamente uniformizados, acompanhados de seus familiares.

   A família vascaína para lá se dirigiu através da barca Sexta que saiu do antigo Cais Pharoux, na Praça XV.

   Interessante notar que a guarnição da baleeira Vascahina, vitimada posteriormente em um trágico naufrágio nas águas revoltas da Guanabara, ainda utilizava-se do uniforme com a faixa diagonal a tiracolo no sentido ombro direito. No entanto, em uma das fotos, já havia atleta uniformizado que abotoava a faixa a tiracolo como atualmente, a partir do ombro esquerdo. Isso tudo ao final no século XIX.

  Seguem abaixo as fotos históricas de um Vasco recém nascido, que já havia passado por sua primeira cisão após a mudança de sua garagem-sede na Ilha das Moças para a Travessa do Maia, no então Largo do Passeio, de onde despontou para a glória!





*Vascainidades:

"Como estava anunciado, realizou-se hontem a esplendida festa projectada para solemnizar as victorias alcançadas na regata do Campeonato e commemoração do segundo anniversario do club.

 Ás 11 horas da manhã a barca Sexta, garridamente empavezada, desprendeu-se das amarras da ponte Ferry e singrou em direcção á corveta Sarmiento, onde a directoria do club foi convidar a respectiva distincta officialidade para tomar parte no pic-nic projectado.

 A directoria foi recebida cordialmente por parte dos illustres representantes da marinha argentina, que foi calorosamente brindada pelo Sr. Luiz Vianna, 1.º secretário do club, sendo esse brinde corrrespondido pelo capitão Gard, immediato do Sarmiento, que saudou o Club Vasco da Gama.

 Em seguida a barca Sexta poz-se de novo em movimento, levando a seu bordo os guardas-marinha argentinos Alberto Ibarra Garcia, Angel N. Caminos e Luiz Segurra.

 A banda de infantaria de marinha ao passar a barca pela Sarmiento executou o hymno argentino, sendo respondido pela banda do Bello vaso de guerra com o hymno nacional.

 Á 1 hora da tarde chegou a Sexta á ilha do Governador, onde na residencia do Sr. Antonio José de Souza Gomes, foi servido lauto almoço, trocando-se por esta occasião vários e enthusiasticos brindes.

 Entre elles pudemos notar o do Sr. Baldomero Fuentes á marinha argentina e do guarda-marinha Angel Caminos á imprensa brazileira.

 A este brinde agradeceu o Sr. Julio Barbosa, representante d'O Paiz e da Semana Sportiva.

 O 2.º Tenente Mario Gama saudou a officialidade do Sarmiento e o Sr. Julio Barbosa a imprensa platina.

 Findo o almoço, iniciaram-se as dansas que animadamente se pronlongaram até á tarde.

 A gentil senhorita Adelina Monteiro Castro, coadjuvada pelo galante menino José Teixeira, esmolou para as vítimas da secca do Ceará, angariando a importância de 252$, que foi entregue ao Sr. Baldomero, do Jornal do Commercio, para dar-lhe o devido destino.

 A barca Sexta, chegou a esta cidade ás 8 horas da noite.

 Pouco depois por diante do nosso escriptorio os sócios do Club Vasco da Gama, acompanhando um bello grupo de gentis senhoritas e precedidos da banda de musica de infantaria de marinha, passaram alegremente, erguendo vivas e enviando-nos amaveis saudações, que agradecemos." (O Paiz – 17/09/1900)

*texto originalmente publicado em 30/11/2012 - 11h35m no semprevasco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário