quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

A PRIMEIRA ESTRELA!

Uma Estrela de Ouro, Símbolo das Vitórias do Vasco



   Até o ano de 1945, o Club de Regatas Vasco da Gama já detinha gloriosos títulos, mas seu pavilhão era o mesmo desde a sua fundação: campo negro, representando os mares desconhecidos; faixa diagonal branca iniciada do topo da tralha (da bandeira) até o canto inferior, representando "O Caminho para as Índias", desbravado pelo heróico Almirante.

   E finalmente a Cruz de Malta (assim assinalada por uma designação heráldica que era de uso comum a todos desde antes da fundação do club no final da última década do século XIX, e que em verdade representa a Cruz de Cristo, símbolo da mesma Ordem que alçou os mares nas conquistas portuguesas).

   O jornal "A Gazeta de Notícias - nos Esportes", na sua edição de 22 de dezembro de 1945, assim registrou a história do surgimento da "Primeira Estrela!":


"A ESTRÊLA DE OURO", SÍMBOLO DAS VITÓRIAS

   Os que foram anteontem ao estádio de São Januário assistiram a uma cerimônia brilhante: o pavilhão do Vasco, aberto num dos ângulos daquela praça de desportos, apresentava um pouco acima da cruz de malta uma estrêla de ouro. A solenidade era nova para o público. Dois possantes holofótes despejavam jôrros de luz sôbre a bandeira do clube campeão de mar e terra. A estrêla era o sinal, traduzia um movimento esntusiástico do "Expresso da Vitória".

   Por isso procuramos o "Cordinha". Êle não se fêz de rogado.

Artur da Fonseca Soares - O "Cordinha"

UMA IDÉIA FELIZ DO DR. JOSÉ DO AMARAL OSÓRIO

   E Artur da Fonseca Soares, dá-nos, então, os informes sôbre o acontecimento:

  - Pouca gente compreendeu a significação daquela estrêla colada no pavilhão do Vasco. Ela simbilizará a fôrça das nossas conquistas no desporto brasileiro. Grande número de sócios do Clube pedirão ao Conselho Deliberativo que seja oposta uma estrêla de ouro no pavilhão para marcar o título de campeão invicto de futebol e assinalar o campeonato de remo, como ainda o ano de 1945, das maiores glórias cruzmaltinas. A idéia é do Dr. José do Amaral Osório e a iniciativa do "Expresso da Vitória", que possui em Ciro Aranha, sua figura máscula e muito tem realizado com auxílio de João de Lucas, e Marçal de Almeirda. A campanha do "Expresso da Vitória" vai para o meio milhão de cruzeiros. Essa importância será distribuída pelos jogadores campões citadinos.

José do Amaral Osório

   Há ligeira pausa. E Artur da Fonseca Soares pede-nos para tornar público os agradecimentos do "Expresso da Vitória" pela atenção das autoridades militares, principalmente do Coronel Sena, que tem distinguido o Vasco com as melhores atenções. Os holofótes que abrilhantaram a cerimônia de anteontem foram cedidos por ilustres oficiais do Exército."

   Para que se tenha noção do acontecido e de sua importância naquela noite de quinta-feira - 20 de dezembro de 1945, o júbilo vascaíno foi antecedido por uma magnífica carreata desde o centro da cidade até as dependências do Estádio Vasco da Gama, que assim glorificou para sempre na memória vascaína aquele fim de ano do Expresso da Vitória!

*texto originalmente publicado em 25/09/2012 - 21h55m no semprevasco.com

Um comentário: