terça-feira, 21 de abril de 2015

A CAMPANHA DOS 10.000!

Unindo força e superação, vascaínos fazem a mais bem sucedida campanha de associação de todos os tempos para a construção do então maior estádio da América do Sul




   O recente sucesso da campanha de crowdfunding para restauração do ginásio do C. R. Vasco da Gama, representou o resgate de uma tradição cruz maltina de financiamento coletivo, que dentro de cada particularidade já era praticada desde a fundação do clube.

   A cada dificuldade, a cada necessidade, a cada objetivo traçado, estava presente o sócio e o torcedor vascaíno, independente de classe, chamado a participar da vida social do maior clube de expressão nacional no qual o preconceito e a intolerância não prosperam.

   Adquirido o terreno da Chacrinha do Imperador em março de 1925 e hasteado o pavilhão vascaíno ao final do pagamento das parcelas da compra e venda em 20 de dezembro do mesmo ano, passou o clube a focar no seu maior desafio até então inimaginado: financiar a construção do Stadium Vasco da Gama, o maior estádio da América do Sul!

   A arrecadação do capital inicial foi um retumbante sucesso, sob a liderança do presidente Raul da Silva Campos e do formidável Comendador Almeida Pinho (dono da Fundição Progresso), "A CAMPANHA DOS 10.000" fez com que vascaínos de expressão atingissem e superassem a meta inicial dos 10 mil consócios, cuja contribuição permitiu dar início à construção do estádio.

   Além disso, temos o registro histórico lançado no Livro de Ouro de associados, que contribuíram espontaneamente para a compra do terreno da Chacrinha, livro este depositado no Salão de Troféus do clube.

   Após o primeiro passo, o clube ainda foi mais longe, estendendo a campanha a todos os sócios e torcedores através do lançamento de debêntures ao mercado, autorizado pelo Ministério da Fazenda, no maior projeto financeiro já proporcionado por uma entidade esportiva, onde ao final, o C. R. Vasco da Gama pagou de volta ao seu investidor (sócios e torcedores) juros de mora de 9% ao ano, o que foi liquidado ao final dos anos 40 do século XX.

Anúncio publicado em 30 de abril de 1927

   Hoje, 21 de abril de 2015, aniversário de 88 anos da inauguração do Stadium Vasco da Gama, localizado no Complexo Poliesportivo de São Januário, vamos resgatar para a memória vascaína, — através do registro jornalístico e de anúncios em revistas de época, — a história de sucesso do maior clube representativo no Brasil!:

  "A Campanha dos 10.000

   O "manifesto", se assim podemos chamar, dirigido pelo Club de Regatas Vasco da Gama ao seu quadro social, ou melhor: a todos os vascainos residentes no paiz, interpreta, perfeitamente, a feliz iniciativa que vem de tomar os dirigentes do gremio da Cruz de Malta.

   Despensamo-nos, assim, de dizer, por superfluo que é, da signinifcação e da opportunidade das idéas de que vae resultar a realização da tarefa positivamente formidavel que pesa sobre os hombros dos que, no momento, dirigem o poderoso nucleo de Raul da Silva Campos.

   A "campanha dos 10.000" como se lhe convencionou chamar, vale a bem dizer, portanto, a installação do futuro stadium vascaino que será dentro em breve, construido como se sabe na grande area do terreno já adquirido pela directoria, no bairro de S. Christovão.

   Para isso, entretanto, mister se faz que os verdadeiros enthusiastas do club cruzmaltino, se congreguem, se irmanem, se colliguem, cooperando pela finalidade de todas as preocupações que no momento reflectem o indice da grande aspiração dos vascainos: a construcção de sua nova séde, de seu futuro portentoso stadium.

   A "campanha dos 10.000" caminha victoriosa. Da reunião de directoria realizada a 6 de janeiro passado á de 25 de fevereiro ultimo, 688 propostas de novos socios foram aceitas. Daquella ultima data, até hontem, mais de 395 socios foram propostos. Não é preciso dizer mais para positivar o exito formidavel da feliz iniciativa. A "campanha dos 10.000" caminha, assim, victoriosa, como victoriosa é a aspiração dos symphaticos enthusiastas do nucleo de Nelson e Negrito. Já se não pode duvidar que o stadium da brilhante agremiação seja, dentro de pouco tempo, uma realidade.

   E a prova nós a temos na expressão exacta dos algarismos que ha pouco citamos.

   A circular que a directoria do Vasco da Gama fez expedir aos socios do club está assim redigida:

   "Campanha dos 10.000 — Consocio.
   Todos os vascainos têm conhecimento de ter o Conselho Deliberativo autorisado a directoria a suspender a joia para a entrada de novos socios durante os proximos meses, por isso, ao lembrar-lhes esse facto, venho appellar para todos os que se interessam pelo progresso do Vasco que envidem todos os esforços no sentido de podermos attingir a cifra dos 10.000, numero este que não será difficil conseguir, bastando que cada associado proponha no minimo dois novos socios.
   A situação do Vasco, que ora se encontra no momento em que tem de pôr á prova o seu proprio valor e, portanto, o dos seus componentes, exige que alguma coisa se faça que demonstre de uma forma indiscutivel o que, tambem, materialmente, elle vale e representa.
   As obras que tomou o encargo de executar, que mais são impostas pela necessidade que tem de acudir ao preparo dos seus numerosos athletas que pela necessidade de fazer obras sumptuosas, obrigam a contrahir responsabilidades taes que só o esforço conjugado de todos os socios, póde superar e vencer.
   É, pois, sob a sciencia das considerações acima, que nos dirigimos ao digno consocio exortando-o a que collabore com a directoria do Vasco no trabalho afanoso de tornar este centro de desportos o mais completo, adequado e util, erigindo-o, assim, em pioneiro destemeroso da grande causa desportiva.
   Pelas gravuras que constam da presente pode o digno consocio avaliar das obras que se projectam cujo inicio já foi solemnisado com o hasteamento do nosso pavilhão no terreno adquirido e consequente nivelamento e preparo deste para receber os alicerces respectivos.
   Junto seguem duas propostas para que se signe completal-as com a indicação de egual numero de futuros vascainos.
   Agradecido, em nome da directoria sou__________
           De V. S. etc." (mandado publicar no jornal O Imparcial, de 4 de março de 1926)*




---
*grafia original da época

2 comentários:

  1. A mais linda história do futebol mundial !

    ResponderExcluir
  2. Nenhum clube tem uma história tão fantástica como a do nosso querido Vasco da Gama! E meus parabéns Henrique por ter sido escolhido pela nova diretoria para cuidar da memória do nosso clube. Escolha acertadíssima e mais do que merecida

    ResponderExcluir