quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O STAND DE TIRO DO CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA

O tiro foi o segundo esporte  praticado pelo clube




   Segundo esporte praticado pelo Vasco logo após a fundação do clube - O tiro representou os anseios de uma era em que o Brasil chegou a conquistar a sua primeira medalha de ouro nas Olimpíadas de Antuérpia em 1920.

   Aqui vemos a nata dos dirigentes vascaínos no famoso stand de tiros que se localizava atrás da Fábrica de Gelo de José Augusto Prestes, próximo ao atual cruzamento da av. Pres. Wilson com rua México.

    Vemos também os participantes da prova patrocinada pela revista Fon Fon, realizada durante a regata interna de 9 de abril de 1917, com identificação dos vascaínos que ajudaram a solidificar o Vasco nos seus primeiros anos e ainda implantaram o futebol no ano anterior:

   (1) O Stand de Tiro - (2) A medalha de ouro da prova patrocinada pela revista Fon Fon - (3) Fernando Vigaraso, 1.º colocado - (4) José Pereira Portugal, diretor do Tiro e 2;º colocado - (5) David Coelho, 3.º colocado - (6) Joaquim da Silva Beato, 4.º colocado - (7) Manoel Ramos, juiz de tiro - (8) Alcides Pinheiro Borges, um dos concorrentes - (9) O Grupo de atiradores reunidos.

   Clique na imagem para aumentar e verificar que alguns rifles possuíam a Cruz de Malta em sua coronha, colocados que foram pelos pioneiros defensores da memória vascaína.


Fotos: Brun (revista Fon Fon)

3 comentários:

  1. Aonde ficava o stand de tiro do Vasco? Quando o vasco parou com esta modalidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse "stand" era um dos barracões improvisados dos clubes de regatas, onde o Vasco mantinha sua garagem aberta, e era localizado ao redor da atual esquina da rua México com Av. Presidente Wilson. Estamos fazendo levantamento de quando o clube parou suas atividades com relação ao Tiro ao Alvo, mas o último registro do esporte foi junto ao Departamento Infanto Juvenil no ano de 1971, sendo seu diretor Antonio Gonçalves.

      Excluir
  2. Olá!
    Sou Fabio Coelho, atirador de Carabina Olímpica desde 1981... Sou rubro-negro de carteirinha e atirei muitos anos pelo Flamengo, que teve o Tiro destruído infelizmente em 1992. Atualmente atiro pelo CCTN, de Niterói. Lembro que no início dos anos 80 eu ouvia falar que o Vasco tinha um departamento de Tiro acho que nos anos 70, mas sem muito mais informações.

    Descobri o link para esta página por acaso, no Google, vendo o que significava a intrigante foto que apareceu, destes antigos atiradores e para minha surpresa, encontro esta reportagem. Muito interessante. Uma pena que tenha acabado. O Tiro Esportivo do RJ poderia ser outro se tivessemos Mais um clube de massa.

    Sugiro que façam um dossiê completo sobre este assunto, juntem muitas fotos se existirem e levem para a FTERJ, a Federação de Tiro Esportivo do RJ, pois é uma memória inestimável do nosso esporte.

    Sds.

    ResponderExcluir