sábado, 18 de outubro de 2014

O SCRATCH VASCAÍNO EM 1935

A equipe do Vasco que serviu de base para a conquista do quinto campeonato entre 1923 e 1936!





   A equipe Club de Regatas Vasco da Gama de 1935 foi vice-campeã daquele ano e serviu de base para a aquela que levantou o seu segundo título de campeão de futebol profissional do Distrito Federal (1934 e 1936), organizado pela Federação Metropolitana de Desportos!

   Foi o quinto título desde o assombro causado pelos camisas negras em 1923.

   A vitória no campeonato de 1936 foi conquistada no antigo Campo do Andarahy, na rua Barão de São Francisco, após uma melhor de três partidas contra o Madureira Athletico Club, com uma vitória para este no primeiro jogo (0 X 1) e duas vitórias seguidas para o Vasco (2 X 1), a última a 14/03/1937, ambas com espetacular participação de Feitiço que passou a integrar o elenco ao final do campeonato, vindo a assinalar os gols decisivos.

   Na foto temos os seguintes jogadores: Oswaldo, Itália, Rey, Brun, Barata, Calocero; Orlando Rosa Pinto (tio de Jair Rosa Pinto), Tião, Kuko, Luiz Carvalho, Nena e Luna.

   Em destaque na foto, Feitiço. Também destacaram-se no certame: Oscarino, Poroto, Panello dentre outros. Técnico Harry Welfare.

---

*Acervo, edição, restauração, retoque e arte sobre imagem digital: Memória Vascaína.
**Nosso agradecimento ao "mestre" Mauro Prais que gentilmente elucidou nossa dúvida quanto a presença de Brun (que em março de 1936 se transferira para o Botafogo) e Barata na equipe.
***Para conhecer o trabalho pioneiro de Mauro Prais sobre a história do Vasco na internet, acesse: http://www.netvasco.com.br/mauroprais/vasco/index.html

Um comentário:

  1. Caro Henrique,

    Venho mais uma vez parabenizar o seu trabalho e manifestar minha admiracao pelo esmero no melhoramento das fotos.
    Se voce me permite, gostaria de mencionar que essa foto e' de 23/6/1935, jogo Vasco 4x0 Botafogo. Os jogadores identificados como Zarzur e Gringo, sao, na verdade, Brun e Barata. Note que a foto tem 12 jogadores. A escalacao que comecou o jogo nao contava com Kuko, que entrou durante o jogo em substituicao a Tiao.
    Saudacoes vascainas,
    Mauro Prais

    ResponderExcluir