sábado, 18 de outubro de 2014

O CAMPEÃO CARIOCA DE 1929


Na era de ouro do futebol amador, o Vasco já havia se tornado um gigante conquistando seu primeiro título após construir seu Stadium!

 





   A equipe base do Club de Regatas Vasco da Gama, que levantou o título de campeão de futebol do Distrito Federal organizado pela AMEA!

    A vitória foi conquistada no stadium da rua Guanabara (atual rua Pinheiro Machado) em uma melhor de três contra o America Foot-Ball Club, após dois empates (0 X 0 e 1 X 1) e uma espetacular vitória de 5 a 0 no terceiro e último jogo realizado no dia 24/11/1929.

   Na foto temos os seguintes campeões:  Mario Mattos, Carlos Paes (84), Nesi, Jaguaré, Itália, Molla, Bahianinho; Tinoco, Brilhante e Moacyr, popularmente conhecido como Russinho.

   Fora da formação, atrás de Itália: Paschoal.  Integrava também o elenco vascaíno: Fausto, o Maravilha Negra, o maior center-half do país naquele tempo!

   Foto digital gentilmente cedida por Paulo Fernandes - Edição, restauração, retoque e arte sobre imagem digital: Memória Vascaína. Acervo de Fabrício Lobo, sobrinho-neto do zagueiro Itália

4 comentários:

  1. Por incrível que possa parecer, a Cruz de Cristo de nosso escudo está lá, mas a falta de contraste entre o preto (da camisa) e o vermelho (do escudo) na foto em preto e branco não permitiu fosse visualizada a contento! Já tivemos oportunidade de verificar essa distorção ótica em outras fotos, no detalhe!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, sou sobrinha neta do Carlos Paes, encontrei uma medalha que ele deu para meu pai, quanod era crianca, do Clube de regata Vasco da gama.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por sua visita ao nosso blog sra. Virgínia! Saudações Vascaínas! :-)

    ResponderExcluir