domingo, 19 de outubro de 2014

A ARTENA DO C. R. VASCO DA GAMA

Guarnição vascaína conquistou a medalha de prata pela vitória em 1910!






   Em 14 de agosto de 1910, a guarnição junior da canoa a 4 remos "ARTENA" do Club de Regatas Vasco da Gama, conquistou a maior premiação concedida naquela competição, a medalha de prata, sendo vencedora em 1.º lugar do 5.º páreo: os 1 mil metros "Federação dos Clubs de Regatas da Bahia", organizado pela Federação Brasileira das Sociedades de Remo na Regata do Campeonato realizada na Enseada de Botafogo.

   A guarnição era composta por: Ernesto Flores Filho (patrão); Antonio A. Ferreira (voga); João Rodrigues L. de Barros (sota-voga); Manoel de Azevedo (sota-proa); e Avelino Coelho da Silva (proa), vencedora em 1.º lugar do 5.º páreo, os 1 mil metros "Federação dos Clubs de Regatas da Bahia" organizado pela Federação Brasileira das Sociedades de Remo na Regata do Campeonato realizada na Enseada de Botafogo.


* Foto: Careta / Texto, edição e arte: Memória Vascaína

sábado, 18 de outubro de 2014

O SCRATCH VASCAÍNO EM 1935

A equipe do Vasco que serviu de base para a conquista do quinto campeonato entre 1923 e 1936!





   A equipe Club de Regatas Vasco da Gama de 1935 foi vice-campeã daquele ano e serviu de base para a aquela que levantou o seu segundo título de campeão de futebol profissional do Distrito Federal (1934 e 1936), organizado pela Federação Metropolitana de Desportos!

   Foi o quinto título desde o assombro causado pelos camisas negras em 1923.

   A vitória no campeonato de 1936 foi conquistada no antigo Campo do Andarahy, na rua Barão de São Francisco, após uma melhor de três partidas contra o Madureira Athletico Club, com uma vitória para este no primeiro jogo (0 X 1) e duas vitórias seguidas para o Vasco (2 X 1), a última a 14/03/1937, ambas com espetacular participação de Feitiço que passou a integrar o elenco ao final do campeonato, vindo a assinalar os gols decisivos.

   Na foto temos os seguintes jogadores: Oswaldo, Itália, Rey, Brun, Barata, Calocero; Orlando Rosa Pinto (tio de Jair Rosa Pinto), Tião, Kuko, Luiz Carvalho, Nena e Luna.

   Em destaque na foto, Feitiço. Também destacaram-se no certame: Oscarino, Poroto, Panello dentre outros. Técnico Harry Welfare.

---

*Acervo, edição, restauração, retoque e arte sobre imagem digital: Memória Vascaína.
**Nosso agradecimento ao "mestre" Mauro Prais que gentilmente elucidou nossa dúvida quanto a presença de Brun (que em março de 1936 se transferira para o Botafogo) e Barata na equipe.
***Para conhecer o trabalho pioneiro de Mauro Prais sobre a história do Vasco na internet, acesse: http://www.netvasco.com.br/mauroprais/vasco/index.html

O CAMPEÃO CARIOCA DE 1929


Na era de ouro do futebol amador, o Vasco já havia se tornado um gigante conquistando seu primeiro título após construir seu Stadium!

 





   A equipe base do Club de Regatas Vasco da Gama, que levantou o título de campeão de futebol do Distrito Federal organizado pela AMEA!

    A vitória foi conquistada no stadium da rua Guanabara (atual rua Pinheiro Machado) em uma melhor de três contra o America Foot-Ball Club, após dois empates (0 X 0 e 1 X 1) e uma espetacular vitória de 5 a 0 no terceiro e último jogo realizado no dia 24/11/1929.

   Na foto temos os seguintes campeões:  Mario Mattos, Carlos Paes (84), Nesi, Jaguaré, Itália, Molla, Bahianinho; Tinoco, Brilhante e Moacyr, popularmente conhecido como Russinho.

   Fora da formação, atrás de Itália: Paschoal.  Integrava também o elenco vascaíno: Fausto, o Maravilha Negra, o maior center-half do país naquele tempo!

   Foto digital gentilmente cedida por Paulo Fernandes - Edição, restauração, retoque e arte sobre imagem digital: Memória Vascaína. Acervo de Fabrício Lobo, sobrinho-neto do zagueiro Itália

sábado, 11 de outubro de 2014

O CAMPEÃO CARIOCA DE 1970

Especial da Revista n.º 1 - Grandes Clubes Brasileiros: VASCO



  Ontem, antes do jogo vencido pelo Vasco contra o Boa, estivemos em São Januário, onde encontramos e conversamos animadamente com nosso amigo Valfrido, o herói que marcou o último gol do Vasco, confirmando o título antecipado de Campeão de 70.

    Em homenagem a Valfrido, publicamos a imagem e as informações daquela equipe, já registradas na memória vascaína.


   A equipe do Club de Regatas Vasco da Gama que levantou o título de campeão de futebol do Estado da Guanabara!
   A vitória conquistada no penúltimo jogo - Vasco 2  - Botafogo 1 - com o heróico Valfrido  marcando o segundo gol  na noite de 17/09/1970, confirmou o campeonato antecipado.
   Na  foto, registrada no jogo do "Bota-Faixa" contra o Fluminense em 20/09/1970, estão postados os seguintes campeões, em pé: Andrada, Alcir Portela, René, Moacir, Eberval, Fidélis e Tim (técnico); agachados: Pai Santana (massagista), Luis Carlos, Ferreira, Bougleux, Silva, Valfrido e Gilson Nunes.

   Foto: Rio Gráfica Editora - Edição, scaner, retoque e arte sobre recorte: Memória Vascaína Acervo: José Luiz Mano - Grande Benemérito do C. R. Vasco da Gama